Notícias

Os ventos da mudança sopram forte

17/09/2016Da Redação
O Brasil vive um momento de grande efervescência política, mas o fato positivo é que a democracia mostra aprimoramento e revela que nenhum cidadão está acima da lei. Eduardo Cunha, que era um dos políticos de maior influência no Parlamento, teve o mandato cassado, e o ex-presidente Lula, um dos mais importantes políticos da história do país, está sendo acusado de vários crimes e pode até ser preso. Na cadeia já estão personalidades influentes, como ex-ministro José Dirceu e Marcelo Odebrecht, o maior empreiteiro do país, entre outros.
 
O que virá pela frente só Deus sabe, mas fica evidente que o Brasil está sendo passado a limpo e que esta é uma oportunidade única de se iniciar a construção de uma nova Nação, mais justa e democrática. Seria ilusão acreditar que a corrupção vai acabar, mas é seguro afirmar que a punição que está sendo aplicada a criminosos de colarinho branco representa um avanço significativo e pode inibir futuras ações do gênero. O Brasil não é mais o país em que só os pobres e os indefesos vão para a cadeia. 
 
O caso de Lula é singular. Político mais poderoso e popular da história recente, o operário que chegou ao Palácio do Planalto está agora encrencado com a Justiça. Contra ele pesam diversas acusações de corrupção, lavagem de dinheiro e de comandar o maior esquema de corrupção já visto no país.
 
 Apesar de os procuradores da Lava Jato terem exagerado na forma de apresentação das denúncias contra Lula, o que gerou polêmica e críticas entre especialista em direito penal, o fato é que o ex-presidente está numa situação difícil e corre o risco de vir a ser condenado e preso. Situação que seria inimaginável em passado recente.
 
Os ventos da mudança sopram forte. Oxalá possam produzir um pais mais justo e decente.