Coluna Dois

Longe da Vila Belmiro, um Peixe fora dchr39água

10/09/2016
Longe da Vila Belmiro, um Peixe fora dchr39água | Jornal da Orla
As quatro derrotas recentes contra times da parte de baixo da tabela jogaram a auto-estima do torcedor do Santos para o subsolo.
 
Houve intervalos nas vitórias sobre o Galo pelo Brasileirão, na Vila, e sobre o Vasco, também em casa, pela Copa do Brasil.
 
Tem torcedor dizendo que os comentários nessa mesma fase do campeonato, nos últimos anos, são exatamente iguais aos de agora. Parece um “copiar” e “colar” de mensagens do WhatsApp de setembro de 2015, 2014….
 
Que o time precisa de um divã de psicanalista, ninguém mais tem dúvida. Não tem sentido se apequenar como tem se apequenado, invariavelmente, quando joga fora de casa.
 
O que será que acontece?
O jogo contra o Inter sai um pouco dessa curva. A atuação do juiz foi tão horrorosa que a única dúvida em relação à intenção dele era qual das três opções:
a) Beneficiar o Internacional naquele jogo.
b) Desfalcar o Peixe para o jogo contra o Corinthians.
c) As duas alternativas são corretas.  
O Santos cometeu 7 faltas no jogo e recebeu 5 amarelos e um vermelho. O Internacional cometeu 18 faltas e recebeu 4 amarelos.
 
O cartão vermelho para Lucas Lima é uma daquelas vergonhas que o torcedor nunca mais esquece, tipo o pênalti não marcado por Marcio Rezende de Freitas para o Inter em 2005 contra o Corinthians em que o “juiz” ainda teve a cara de pau de expulsar Tinga, o jogador que sofreu a falta escandalosa do goleiro corintiano dentro da área. 

O jogo deste domingo contra o próprio Corinthians pode fazer com que a autoestima do torcedor do Peixe seja recuperada. Ou que despenque de vez. 
 
Queda
Santos e Grêmio vivem um péssima fase no Brasileirão. O Peixe acumula três derrotas consecutivas e o tricolor gaúcho foi massacrado pelo Coritiba por 4 a 0 e também não vence há três partidas. O técnico Roger Machado sente a falta do meia Giuliano, que foi vendido para o Zenit e convocado por Tite para a Seleção. O aproveitamento sem o camisa 8 é de apenas 37,5% (duas vitórias, três empates e três derrotas) e é inferior ao do Vitória e do Figueirense, que estão no Z-4.
 
De volta
Em crise profunda, o São Paulo está a apenas um ponto da zona de rebaixamento. Para mudar o clima nos bastidores e no vestiário, o clube acertou a volta de um velho conhecido. Marco Aurélio Cunha acertou um acordo para ser o novo diretor executivo de futebol. O desespero do Tricolor está cada vez mais escancarado, mas o experiente dirigente tem capacidade para arrumar a casa em curto prazo.
 
Imperdível
A manhã deste sábado traz um grande jogo para qualquer fã de futebol. O dérbi de Manchester opõe o United contra o City no campo do primo mais tradicional. O duelo marca o reencontro dos treinadores José Mourinho e Pep Guardiola, que tiveram grande rivalidade enquanto comandavam Real Madrid e Barcelona, respectivamente. Os dois times estão 100% no Inglês após três jogos realizados. A partida é às 8h30 com transmissão da ESPN Brasil.