Roteiros Nacionais

Cinco motivos para visitar Manaus

10/09/2016
Cinco motivos para visitar Manaus | Jornal da Orla
As riquezas naturais da Amazônia, reconhecidas como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, atraem turistas de vários cantos do mundo para  aquela região do Norte do país. Manaus, a capital do Amazonas, é a porta de entrada. De acordo com o Ministério do Turismo, 68,3% dos turistas estrangeiros, que visitaram a capital amazonense a lazer em 2015, tiveram como motivação as atividades de ecoturismo e turismo de aventura, que possibilitam o contato com a natureza.  Confira cinco bons motivos para conhecer a cidade:
 
Encontro das águas – O encontro das águas dos rios Negro e Solimões que formam a bacia amazônica é um dos grandes atrativos naturais da região. O fenômeno acontece na confluência entre o Rio Negro, de água escura, e o Rio Solimões, de água barrenta, que correm lado a lado sem se misturar por uma extensão de mais de 6 km. Os visitantes podem conhecer este cenário durante passeios de barco ou de avião.
 
Festival de Parintins

Entre os eventos culturais da região amazônica, o Festival de Parintins destaca-se pela preservação das tradições dos povos caboclos e indígenas que habitavam o local. As apresentações dos dançarinos e alegorias que representam os Bois Garantido e Caprichoso são realizadas no mês de junho e impulsionam o turismo na região.
 

Praia da Ponta Negra

As praias de água doce também estão entre as opções para os turistas. Em Ponta Negra, a 13 km do centro de Manaus, o banhista pode praticar esportes, conhecer a biodiversidade e contemplar a beleza do pôr do sol às margens do Rio Negro.  O bairro, que já foi um balneário isolado, hoje concentra alguns condomínios de alto padrão e um shopping recém-inaugurado. 
 
Teatro Amazonas

O Teatro Amazonas se destaca na paisagem urbana da capital por sua arquitetura e pela cúpula com as cores da bandeira do Brasil. Inaugurado em 1896, é a expressão mais significativa da riqueza de Manaus durante o Ciclo da Borracha e um dos principais atrativos culturais da cidade. Em 1966, o Teatro Amazonas foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
 
Floresta Amazônica

Os turistas podem contemplar a beleza das paisagens naturais e conhecer a biodiversidade do bioma amazônico em trilhas, passeios de barco pelo Rio Amazonas e durante o passeio de avião, que oferece vista panorâmica da vegetação tropical cercada pelo rio e seus afluentes.