Esportes

Francesa é desclassificada e Poliana Okimoto leva o bronze na maratona aquática

15/08/2016Da Redação
Francesa é desclassificada e Poliana Okimoto leva o bronze na maratona aquática | Jornal da Orla
*com informações do Rio 2016

Em uma prova disputada braçada a braçada até o fim, a brasileira Poliana Okimoto leva o bronze para o Brasil na maratona aquática feminina. A atleta tinha terminado a prova na quarta colocação, mas a francesa Aurelie Muller, que tinha batido em segundo, foi desclassificada por manobra ilegal.

A atleta francesa inibiu a chegada da italiana Rachele Bruni, com quem disputava a segunda colocação. Assim, o pódio passou a ser formado por Sharon Van Rouwendall, dos Países Baixos, além da italiana e da brasileira.

Poliana nadou os 10km nas águas de Copacabana em 1h56min51seg e espantou o fantasma de Londres 2012, quando abandonou a prova com hipotermia.

“Depois de Londres, não imaginava que estaria nadando ainda melhor hoje. Mais uma vez, me chamaram de velha, mais uma vez me desacreditaram, mais uma vez eu dei a volta por cima”, afirmou Poliana na saída da prova.

A maratonista esteve entre as líderes durante toda a prova, mas não conseguiu acompanhar o ritmo atleta dos Países Baixos, que se desgarrou do grupo na metade da prova e terminou sozinha à frente do segundo pelotão.

Com a mudança, Ana Marcela Cunha, a outra brasileira da prova, terminou a maratona na décima colocação, com o tempo de 1h57min29seg.