No sábado (16), as jovens Raphaella e Gabriella Ribeiro Neves se destacaram no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu Esportivo, realizado no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Com as classificações obtidas, ambas se mantêm no topo do ranking de suas categorias. Raphaella, de apenas 11 anos conquistou o ouro na categoria infantil B – faixa amarela – peso-pesado, e Gabriella, que é beneficiária do programa Bolsa Atleta Municipal, conseguiu chegar às quartas de finais da competição.
Raphaella, que na edição anterior do torneio em 2015 obteve o vice-campeonato, com o título, fica no primeiro lugar do ranking sul-americano (SJJSAF). Na categoria de Raphaella, Infantil B, não existe um quadro de pontuação da federação mundial, que inicia a partir dos 14 anos na categoria infanto-juvenil.
O caminho até o título mundial foi longo. A jovem esportista pratica o esporte desde os 9 anos. Ela treina de segunda a sexta ao lado da irmã Gabriella, de 14 anos, que pratica o esporte desde os 12. “Vim de uma contusão no joelho que me deixou parada por nove meses. Nesta fase que estou, perder peso não é uma coisa fácil, o crescimento e a mudança corporal interferem muito nisso”, disse Gabriela, que, além de se recuparar de uma lesão, competiu em uma categoria acima do seu peso.
Mesmo com o resultado do torneio, Gabriella ainda lidera o ranking da federação sul-americana da modalidade (Sport Jiu Jitsu South American Federation) e se mantém na quarta colocação no ranking da federação internacional (Sports Jiu Jitsu International Federation).O próximo desafio das guarujaenses é o Campeonato Pan-americano de Jiu-Jitsu que será disputado no Ginásio do Grajaú, na cidade do Rio de Janeiro, neste sábado, 30.
“Este ano fizemos a nossa segunda edição do Kangueiko, um treino realizado em São Paulo, na Academia Barbosa Jiu-Jitsu, que começava às 5 horas da manhã, nos fazendo acordar às 2 horas para e sair às 3 todos os dias, durante uma semana. É um treino que demanda recursos em pedágio, combustível, alimentação e demais custeios. Agora, com os seguintes recursos do Bolsa, pretendo tirar meu passaporte, fazer alguns treinos fora do Estado e participar de campeonatos fora do País. Já estamos negociando a participação no Mundial da Califórnia, pela SJJIF, e em Abu-Dhabi, pela United Arab Emirates Jiu-Jitsu Federation (UAEJJF)”, explicou Gabriella.
Deixe um comentário