Teoricamente, temos uma amostra bem razoável para prever G4, Z4 e zona intermediária. Na prática, essa previsão ainda fica sujeita a um período de turbulência que é o da janela internacional de transferências que está começando.
O Palmeiras desponta como favorito ao título. Tem um dos melhores treinadores do país, Cuca. Tem elenco. Tem a força da Arena e do público. E tem um ponto forte no ataque, o mais positivo do campeonato. Aí justamente está o perigo. Gabriel Jesus e Roger Guedes interessam a clubes europeus. E, se eles saírem, a reposição em nível equivalente é quase impossível.
O Corinthians, ainda pragmático como na Era Tite, ganha sempre dos times mais fracos e tem oscilado fora de casa contra times mais fortes. A força, por enquanto, está na defesa, a melhor dessas 12 rodadas.
Inter e Grêmio fazem campanhas regulares e podem crescer. O Atlético Mineiro vem de quatro vitórias expressivas e tem time e elenco para disputar o título com o Palmeiras.
Flamengo, São Paulo e Santos completam esse grupo da ponta.
O Santos também pode sofrer perdas importantes na janela. Lucas Lima, o arco do time, e Gabriel e Ricardo Oliveira, as flechas, podem sair. Mas Dorival Junior, nos momentos mais difíceis, mostrou ser um treinador amadurecido e em evolução e que sabe o que está fazendo no comando da equipe.
A chegada do zagueirão Alex, que estava no Milan e jogando, deve completar o ciclo de contratações que prometem encorpar o elenco e dar fôlego e experiência ao Peixe para o G4 e até para sonhar com o topo da tabela.
Na parte de baixo, zona do rebaixamento, tudo ainda pode mudar. Todos têm condições de reagir. Mas a degola está se desenhando para América-MG, Santa Cruz e Figueirense. Coritiba, Vitória, Flu e Botafogo estão bem ameaçados e, surpreendentemente, o Cruzeiro, que forma o quinteto dos nunca antes rebaixados com Flamengo, Santos, Inter e São Paulo, neste ano anda preocupando o torcedor.
Matador
Gabriel Jesus vive fase encantada. E está encantando. Melhor jogador do Brasileirão até agora, a joia também alcançou o status de artilheiro do campeonato, com nove gols. A média de 0,75 gols por partida é superior à de Ricardo Oliveira, goleador do ano passado com 20 gols em 32 jogos (0,62 de média). Se o Palmeiras conseguir manter o jovem atacante, pode voltar a ter um artilheiro no campeonato. O último e único da história alviverde foi César Maluco, em 1967.
Começou
A janela europeia abriu sexta-feira (1) e as idas e vindas já estão em andamento no mercado do Velho Continente. O Manchester United, agora de José Mourinho, acertou a contratação mais “bombástica” até então. O clube confirmou o acerto com o sueco Zlatan Ibrahimovic. O rival Manchester City, que vai ter Pep Guardiola, não ficou atrás. Contratou o bom atacante espanhol Nolito e o volante Gündogan. O Barcelona renovou o contrato de Neymar e acertou com o jovem zagueiro francês Samuel Untiti. Por outro lado, o Chelsea oficializou o fim do empréstimo de Falcão Garcia e de Alexandre Pato. Será que o atacante, ainda do Corinthians, vai pintar em algum clube brasileiro?
WSOP 2016
A World Series of Poker continua a todo vapor em Las Vegas. Dos 69 torneios da grade, pouco mais de 50 já foram realizados. O último grande resultado dos brasileiros foi do craque Thiago Crema, muito mais conhecido pela performance no jogo online. O jogador de Ponta Grossa mostrou por que é um dos melhores do mundo. Terminou em 4º lugar entre os 524 participantes do Evento #48, com entrada de US$5.000. O jovem levou pra casa o prêmio de US$162.924. Vale lembrar que o Evento Principal começa no dia 9 de julho.
Gigante
O argentino Juan Martín del Potro mostrou por que era um dos melhores tenistas do mundo anos atrás. A carreira do jogador estagnou por duas lesões graves no punho esquerdo, que fez o jogador praticamente não jogar em 2014 e 2015 e quase abandonar o esporte. Em Wimbledon, surpreendeu o mundo (e a si mesmo) ao derrotar o número 5 do mundo, Stan Wawrinka, por 3 sets a 1. Depois de 10 Grand Slams sem jogar, Del Potro ressurge. Bom para o tênis!
Brasileiro de Polo
Paineiras, no masculino, e Flamengo, no feminino, conquistaram o Brasil Open de Polo Aquático, 1º campeonato realizado pela Liga Brasileira de Polo Aquático no Clube Internacional de Regatas, em Santos, entre os dias 21 e 26 de junho. Na final, o Paineiras venceu o Pinheiros e na disputa terceiro / quarto, o Paulistano derrotou o Inter por 11 a 7. Na final feminina, o Paulistano perdeu para o Flamengo.