Com o tema ‘Reinventar’, o Fescete 20 Anos – Festival de Cenas Teatrais dedica cada dia de sua programação a um dos vários patronos que o evento teve ao longo das décadas. Neste domingo, o homenageado será o ator santista Oscar Magrini, que acompanhará a programação da mostra adulta, realizada às 19 horas no Teatro Braz Cubas (Av. Pinheiro Machado, 48/Santos). A sessão terá ingresso a R$ 10, e será antecedida pela apresentação gratuita de ‘Saudade’, da Companhia PlastikOnírica, às 18 horas, no foyer do local.
Também no domingo, o grupo pernambucano Teatro de Retalhos encena com entrada franca o espetáculo ‘Espavento’. Na peça, dois palhaços vão assistir a uma peça de teatro, mas chegando lá descobrem, de surpresa, que eles são a atração principal. E agora? Com peripécias e improvisos eles vão construindo um espetáculo torto no qual a única regra é não parar de jogar. Djaelton Quirino dirige e contracena com Carol Viana no palco.
Por sua vez, a Companhia Urbana de Teatro, de São Paulo, faz sessão gratuita do espetáculo ‘Pinocchio’ no Sesc Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136). Clássico de Carlo Collodi ganha dramaturgia de Pamela Duncan (que também dirige a montagem) e Rogerio Favoretto. Este é o segundo clássico da companhia. O objetivo é montar um espetáculo onírico-poético, cheio de imagens mágicas que nos transportem ao sonho do “tudo é possível” que a obra pede. A encenação é baseada na linha de teatro físico-visual com diálogos marcantes. O visual dá ênfase à magia e ao realismo fantástico que permeia a história original.
A mostra paralela continua com espetáculo ‘Alma Boa – Uma Parábola Chinesa’ (Cia Histriônica de Teatro, de Campinas) às 20 horas, no Teatro Guarany (Praça dos Andradas). E, em Guarujá, no Teatro Procópio Ferreira (Av. Dom Pedro 1º), acontece a peça ‘Cinderela Brasileira’, da Casa3deArtes. Todas estas sessões serão gratuitas. Confira a programação deste domingo e segunda-feira (dias 26 e 27).