Notícias

Inverno requer cuidados para manter a saúde nas baixas tempuraturas

22/06/2016Da Redação
Inverno requer cuidados para manter a saúde nas baixas tempuraturas | Jornal da Orla
Apesar das baixas temperaturas registradas nas últimas semanas, a estação mais fria do ano começou oficialmente na noite de segunda-feira (20), e a previsão até sexta-feira (24) é que os termômetros marquem entre 20ºC e 14ºC, segundo dados do Climatempo.
 
Para ficar com a saúde em ‘alta’, é preciso ter hábitos saudáveis de vida, como manter uma boa alimentação com hidratação correta e praticar atividades físicas regularmente. Também é importante se agasalhar de forma adequada e evitar ambientes com grande aglomeração de pessoas.
 
As recomendações são da Secretaria de Saúde (SMS) de Santos, que neste período observa aumento de atendimentos nos prontos-socorros relacionados a doenças das vias respiratórias – faringite, laringite e sinusite, crises de bronquite, asmas, pneumonia e broncopneumonia.
 
“De dez pacientes que atendemos, seis a sete correspondem a queixas respiratórias”, afirma o chefe do Departamento de Atenção Pré-Hospitalar e Hospitalar, Marco Sérgio Duarte, da SMS.
 
Idosos e crianças
Crianças, principalmente abaixo de seis meses, e idosos acima de 60 anos são os mais vulneráveis. “O sistema imunológico desses pacientes pode não estar totalmente competente para combater os agentes causadores dessas doenças. Mas o adulto jovem também pode adoecer. Os hábitos saudáveis de vida passam pela dieta, pela atividade física, por não fumar e ter uma boa noite de sono”, ressalta o médico, lembrando que a automedicação é contraindicada.
 
Rinites e outras doenças
De causas alérgicas, as rinites, se não cuidadas também no inverno podem virar uma rinossinusite mediante complicação bacteriana, com sintomas como dor de cabeça na região frontal e tosse persistente e obstrução nasal.
 
Com o frio, podem surgir ainda doenças relacionadas à pele, como dermatite, e gastrointestinais, como diarreia.
 
Alimentos ajudam a evitar doenças
Manter a alimentação balanceada e rica em nutrientes é o caminho para uma boa saúde, o que inclui se hidratar corretamente. “Neste período não suamos tanto, porém urinamos mais, por isso é fundamental a hidratação de forma saudável, que ainda ajuda a expectorar”, diz a nutricionista Roberta Soriano Ferraresso, da SMS.
 
A especialista destaca a importância de fazer refeições saudáveis de acordo com a pirâmide alimentar (apresentação gráfica de tipos de alimentos e proporções a serem consumidos diariamente).
 
Entre os preparos especiais típicos da estação e que fazem bem à saúde são as sopas. “Elas acabam reunindo esses alimentos todos, mas é preciso ser variada e bem equilibrada. Com o sistema imunológico mais forte podemos reagir melhor a um resfriado ou gripe”.
 
Dicas para manter a saúde em ‘alta’ no inverno
Hidratar-se com líquidos saudáveis (como água, chás e sucos naturais de fruta) 
Comer alimentos contidos na pirâmide alimentar, como carboidratos (arroz, batata e macarrão); proteína animal (carne, frango e peixe); grãos (arroz, grão de bico e lentilha); e verduras e legumes (crus, cozidos ou refogados) 
Outros alimentos indicados: mel com própolis para expectorar (não indicados para diabéticos e para bebês abaixo de 1 ano); gengibre; limão ou outra fruta cítrica 
Prática regular de atividades físicas – Se agasalhar de forma adequada à temperatura – Evitar ambientes com grande aglomeração de pessoas, em razão da transmissão via aérea
 
Onde procurar atendimento médico:
– UPA Central – Rua Joaquim Távora, 260 – Tel. 3213-2500 
– Pronto-socorro da Zona da Orla/Intermediária – Praça Visconde de Ouro Preto s/n.º – Macuco – Tel. 3278-2750 e 3278-2751 
– Pronto-socorro da Zona Noroeste – Rua Agamenon Magalhães s/n.º- Castelo – Tel. 3209-8000 
– Atenção Básica – Policlínicas de referência de seu bairro