Cada vez mais presente nos quartos, o closet é uma forma prática e sofisticada de acomodar roupas, sapatos, bolsas, lingeries e acessórios. Este “universo particular” pode ser planejado para atender à necessidade do morador e ocupar um espaço dentro do próprio quarto, transformando-se em um novo ambiente, ou montado em um ambiente pouco usado. A essência do closet é trazer funcionalidade ao dia a dia, uma vez que cada coisa tem o seu lugar. Saiba como montar o closet do seu jeito:
Tipos de closet
Existem dois modelos de closet: o closet planejado, projetado por um arquiteto ou designer, que cria o closet de acordo com as suas necessidades; e o modular, que vem com um pré-dimensionamento, ou seja, as possibilidades de adaptação ao espaço ficam restritas às medidas existentes dos móveis. A vantagem de usar peças modulares é o custo, que fica próximo ao de um guarda-roupas tradicional.
Assento
Alguns itens são indispensáveis para este cantinho. A banqueta, poltrona ou pufe está longe de ser apenas uma peça decorativa no closet. O assento é o principal aliado no momento de calçar os sapatos ou para servir de apoio enquanto você escolhe as roupas que vai usar. Aposte em um modelo colorido ou com estampa original. A banqueta pode se tornar a estrela do closet, especialmente, em ambientes em que predomina o branco ou outra cor neutra.
Espelho meu
Indispensável, o espelho deve ser grande, de preferência, de corpo inteiro. É possível instalar a peça nas divisórias ou portas de correr que separam o quarto do closet. Além de facilitar a escolha de cada peça no próprio local, o espelho oferece uma ideia de profundidade ao aposento.
Mesa ou penteadeira
Este item deve ser projetado de forma especial. É na mesa ou penteadeira que você deve colocar perfumes, cosméticos, maquiagens, e ainda dar mais toque pessoal com porta-retratos e vaso de flores. Este móvel deve conter gavetas para acomodar acessórios, como óculos escuros, bijuterias, lenços, adereços para os cabelos, entre outros.
Cabideiros
A funcionalidade dos cabideiros é indiscutível: ele apoia casacos, chapéus, bolsas de uso recente. Você pode optar por um modelo de parede ou de chão. Vale seguir a decoração: um cabideiro moderno, para closet com ar descontraído, ou vintage, para os espaços clássicos e românticos. .
Iluminação e ventilação
A iluminação que abrange todo o ambiente é a mais indicada para o closet. Nas gavetas e sapateiras, use fitas de LED, que não esquentam. A luz deve ser branca ou amarela para não interferir na cor do tecido. O ambiente também precisa ser bem ventilado para evitar mofo e outros problemas.
Deixe um comentário