Coluna Dois

Bendito Dorival

18/06/2016
Bendito Dorival | Jornal da Orla
O Corinthians saiu em busca de um substituto para o treinador que perdeu. Fez convites, recebeu recusas e embora esses movimentos sejam sempre muito discretos, tudo indica que um dos sondados tenha sido Dorival Junior. 
 
O treinador do Peixe atravessou um momento muito ruim na passagem de maio para junho. O Santos perdeu para o Inter na Vila jogando muito mal e depois perdeu para o Corinthians com uma escalação estranha, sem nenhum atacante.
 
Na entrevista depois desse jogo, entretanto, Dorival se mostrou seguro e consciente e sinalizou uma reação da equipe que realmente se confirmou em campo, com três vitórias seguidas.
 
Quando o time perde, a reação normal do torcedor é se alienar dos comentários. Não quer ouvir zoações nem críticas. Assim, possivelmente muitos santistas não assistiram a essa entrevista coletiva do treinador depois do jogo.
 
Excelente.
 
As explicações de Dorival Junior durante a entrevista não esclarecem apenas as questões daquele momento complicado do Peixe. Valem como um alerta para esquentadinhos, facebookianos e outras espécies que falam e postam primeiro e avaliam – ou não – depois. Na verdade, quase nunca avaliam.
 
Dorival lembrou que a característica do time do Santos é a velocidade. Que está baseada principalmente em três jogadores: Lucas Lima, o arco, o preparador das jogadas, e Gabigol e Ricardo Oliveira, as flechas, os atacantes rápidos. O Santos estava sem os três. O treinador não disse que eles fazem falta, o que desvalorizaria os substitutos. Com habilidade com as palavras, disse que no lugar deles estão jogadores com outras características. E que o time precisa de um tempo para mudar o estilo de jogo adaptado a eles.
 
Mas o Santos já sabia que ficaria sem eles no começo do Campeonato Brasileiro por causa das convocações para a Seleção na Copa América. Não poderia ter treinado para essa nova formação? 
 
Não, explica o treinador. Porque estava disputando as finais do Paulista com aqueles três jogadores. Não houve tempo para os substitutos ganharem ritmo de jogo e azeitar um novo esquema com eles. 
 
Simples – e perfeitamente lógico e aceitável – assim.
 
Rúgbi em Praia Grande
A Armada, equipe de rugbi da Baixada Santista, vai sendo adotada por Praia Grande. No domingo retrasado, goleada sobre o Tigres no campo da Cidade da Criança: 94 a 5. O jogo era válido pela série Desenvolvimento do Paulistão. Neste domingo, 19, a Armada enfrenta a equipe do Iguanas em São José dos Campos na sequência do Campeonato. 
 
Brasileirão 
O Internacional começou o campeonato dando mostras que vai brigar pelo título, assim como o Palmeiras de Cuca. O Colorado conseguiu 6 vitórias em 8 jogos. A 9ª rodada começa neste sábado e o Verdão joga em casa contra o Santa Cruz, às 16h, enquanto o Santos visita o Atlético/PR às 18h. No domingo, Flamengo e São Paulo jogam às 16h e o Corinthians, órfão de Tite, recebe o Botafogo em Itaquera no mesmo horário. 
 
WSOP 2016
A WSOP (World Series of Poker) começou no final de maio e já realizou cerca de 25 torneios dos 69 eventos da grade. A maior parte dos brasileiros chega neste final de semana em Las Vegas para a disputa. O jogador Bruno Borges já fez história nesta edição. Ele foi o primeiro brasileiro a realizar duas mesas finais no mesmo ano, nos eventos #6 e #18. Ele terminou em 6º e 5º respectivamente para embolsar US$79.241 e US$42.270 em premiações. O Brasil tem três braceletes na história, conquistados por Alexandre Gomes (2008), André Akkari (2011) e Thiago Decano (2014).
 
Campeão de volta
Gabriel Medina deu o salto que precisava no World Surf League. O campeão de 2014 ficou com o título da 5ª etapa, realizada nas Ilhas Fiji. Medina fez uma campanha dos sonhos para ficar com o troféu. Nas quartas de final eliminou Mineirinho e na semifinal derrubou a lenda Kelly Slater. Na final, o craque aproveitou o melhor condicionamento físico para atropelar o australiano Matt Wilkinson por 15.60 contra apenas 6.34. Wilko segue na liderança, com trajetória quase perfeita, com dois títulos e esse vice na temporada. Medina pulou de 9º para o 2º lugar, 8.500 pontos atrás do aussie.
 
Finais da NBA
Vai ser com emoção. O Cleveland Cavaliers, comandado pela dupla LeBron James e Kyrie Irving, conseguiu empatar a série das finais em 3 a 3 na última quinta-feira. O Golden State Warriors, embalado por Curry e Thompson, os Splash Brothers, tinha feito 3 a 1 e perdeu a chance de garantir o título antecipado. O jogo 7 acontece neste domingo, na casa dos Warriors, às 21h, com transmissão da ESPN. Imperdível!